Barty vence Pliskova em enorme final de Wimbledon e conquista segundo Grand Slam da carreira

Barty vence Pliskova em enorme final de Wimbledon e conquista segundo Grand Slam da carreira

Por Nuno Chaves - julho 10, 2021
epa09331658 Ashleigh Barty of Australia celebrates winning against Angelique Kerber of Germany during their Women’s semi final match at the Wimbledon Championships tennis tournament, Wimbledon, Britain, 08 July 2021. EPA/NEIL HALL EDITORIAL USE ONLY

Ashleigh Barty, número um mundial, viveu este sábado um dos momentos mais importantes da carreira, ao conquistar o seu segundo título do Grand Slam da carreira.

Depois de Roland Garros em 2019, a tenista australiana venceu agora em Wimbledon depois de ter sido implacável na final frente a Karolina Pliskova, especialmente no primeiro set.

Num encontro que se prolongou durante 1h55 minutos, Barty triunfou com os parciais de 6-3, 6-7(4) e 6-2 num duelo no qual conquistou os primeiros… 14 pontos.

A jogadora de 25 anos chegou a estar a vencer o primeiro set por 4-0 e 5-1, ainda permitiu uma ligeira recuperação de Pliskova para 5-3, no entanto, a sua superioridade ficou mesmo confirmada.

No segundo parcial as coisas foram bastante mais equilibradas e já com as duas jogadoras a atuarem a um nível bem mais semelhante: Barty começou novamente melhor, chegou ao 3-1, no entanto, a checa conseguiu recuperar o break de desvantagem. O set prosseguiu, até que aos 5-5, depois de Pliskova ter tido um 40-0 no seu jogo de serviço, acabou… quebrada.

Quando todos esperavam que fosse fechar o encontro, a australiana vacilou no momento da verdade e o duelo seguiu para um tie-break, onde Pliskova foi superior, levando tudo para o set das decisões.

Aí foi uma vez mais Barty a entrar melhor mas, ao contrário do que aconteceu no segundo set, não cedeu à pressão e conquistou mesmo o segundo Major da carreira. Chegou aos 3-0 e nunca mais perdeu a vantagem, apesar de Pliskova ter tido break point para fazer o 5-4.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.