Australian Open troca juízes de linha pelo olho de falcão ao vivo

Australian Open troca juízes de linha pelo olho de falcão ao vivo

Por José Morgado - janeiro 4, 2021
ordemdejogos

O Australian Open, primeiro torneio de Grand Slam de 2021 (8 a 21 de fevereiro) vai tornar-se no primeiro Major da história a contar com hawk eye ao vivo em todos os courts da competição e durante toda a prova. Esta medida é justificada pela necessidade de reduzir ao máximo o número de pessoas que vão viajar para a Austrália e circular nas redondezas do torneio.

O olho de falcão ao vivo, utilizado também em 2020 em torneios de grande importância como as ATP Finals, estreou-se em torneios de Grand Slam no US Open do ano passado, mas essa competição utilizou juízes de linha nos dois courts principais, coisa que não acontecerá agora. Aliás, recorde-se, Novak Djokovic acabou desqualificado precisamente por acertar numa das juízes de linha que estava a trabalhar na prova.

Todos os restantes torneios jogados em Melbourne Park no mês de fevereiro — ATP Cup, dois ATP 250 e dois ATP 500 — também utilizarão o mesmo sistema de arbitragem.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt