Austrália ameaça manter Djokovic detido mesmo que perca a 1.ª ronda em tribunal

Austrália ameaça manter Djokovic detido mesmo que perca a 1.ª ronda em tribunal

Por José Morgado - janeiro 9, 2022
djokovic-turim

Novak Djokovic ficará a saber este domingo ao final da noite (já segunda-feira em Portugal) o resultado do recurso que interpôs contra a sua ordem de deportação da Austrália e, este domingo ao início do dia, o Governo do país entregou no tribunal uma resposta de 13 páginas à defesa feita pela equipa de advogados do número um do Mundo.

No documento pode ler-se, entre outras coisas, que o “direito de entrada na Austrália para alguém que não é cidadão do país não existe” e que “o Governo se reserva no direito de cancelar novamente o visto de Djokovic mesmo que o sérvio vença este primeiro apelo em tribunal”, ficando clara a ideia de que um primeiro ‘round’ ganho pelo líder ATP pode ser apenas o início… de um segundo ‘round’.

Na resposta ao apelo de Djokovic, assinada pelo governo australiano, é novamente referido que uma infeção por covid-19 nos últimos seis meses não constitui exceção médica para que um cidadão estrangeiro possa viajar para a Austrália sem estar vacinado.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt