Audiências bateram recordes no Japão durante o Australian Open

Audiências bateram recordes no Japão durante o Australian Open

Por José Morgado - janeiro 31, 2019
osaka-nishikori

Kei Nishikori ajudou o ténis a tornar-se popular no Japão ao longo dos últimos anos, mas tem sido Naomi Osaka a transportá-lo para um patamar de entusiasmo ainda… superior. A nipónica de 21 anos, campeã dos últimos dois torneios do Grand Slam, contou com uma audiência televisiva na sua final feminina de 20 milhões de espectadores somente no Japão, tendo sido um dos programas de televisão mais vistos no país durante os últimos anos. Houve picos de 22 milhões (equivalente ao total da população australiana) de espectadores e 50 por cento de share.

“O Australian Open sempre foi muito popular no Japão e agora com a Naomi, a juntar à enorme base de fãs que o Kei Nishikori tem, é normal que estes números sejam assim. É entusiasmante para o torneio ver a forma como os japoneses gostam de apoiar os seus ídolos”, declarou o diretor do torneio, Craig Tiley, sobre estes números de audiência televisiva.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt