ATP vai ter novas (e apertadas) regras para idas à casa de banho e assistência médica

ATP vai ter novas (e apertadas) regras para idas à casa de banho e assistência médica

Por Bola Amarela - novembro 22, 2021

Uma das polémicas recorrentes no ATP Tour em 2021 esteve relacionada com as idas à casa de banho. Muitas foram as críticas para quem demorou demasiado tempo de forma sistemática, pelo que a ATP decidiu entrar em ação para regulamentar esse momento do encontro e acabar com as zonas cinzentas.

Nesse sentido, fonte do organismo confirmou à AFP que só haverá possibilidade de fazer um toilet break por encontro, sendo que terá de acontecer sempre no final de um dos sets e com a duração de três minutos. No entanto, será possível acrescentar dois minutos sempre que essa saída de court implique a mudança de equipamento, totalizando num toilet break de, no máximo, cinco minutos.

Outra novidade prende-se com os períodos de assistência médica. Ora, os medical time outs também ficam limitados a apenas um momento em todo o encontro, com a duração de três minutos. Esse período terá de acontecer numa troca de lados ou no fim de um set, sendo que há uma ‘solução’ para quem não aguentar, por exemplo, se ainda faltar um jogo para essa mudança de lados: perde os pontos necessários até haver esa troca. De forma prática, se estiver 1-1, passa logo a 2-1 para o adversário se o jogador precisar mesmo do medical time out.

Bola Amarela