Ash Barty faz história e conquista Australian Open pela primeira vez

Ash Barty faz história e conquista Australian Open pela primeira vez

Por José Morgado - janeiro 29, 2022
barty-ausopen

Ashleigh Barty, número um do Mundo e invicta na temporada de 2022, fez história este sábado ao tornar-se na primeira tenista australiana desde Chris O’Neill, em 1978, a conquistar o Australian Open, maior torneio do seu país. A tenista de Brisbane, de 25 anos, é a primeira tenista do seu país a vencer o Happy Slam em singulares desde que a prova se mudou para Melbourne Park, em 1988.

Numa final de bom nível, que foi (de longe) o encontro mais complicado da quinzena para a líder WTA, Barty derrotou a norte-americana Danielle Collins, 30.ª WTA mas top 10 a partir de segunda-feira, por 6-3 e 7-6(2), num encontro resolvido em 1h27, em que deu a volta ao segundo set de forma incrível, depois de ter estado a perder por 5-1 e de ter visto a rival servir por duas ocasiões para ganhar o parcial.

Barty viu a sua rival atacar-lhe o segundo serviço e a direita (hoje mais vulnerável) como nenhuma outra tenista lhe havia feito em 2022, mas encontrou o seu melhor nível a tempo de resolver o encontro em dois sets, ainda que tenha sido testada como nunca!

Ash Barty conquista o seu terceiro título de Grand Slam, igualando entre as jogadoras em atividade a alemã Angelique Kerber. Fica a um de Naomi Osaka e Kim Clijsters.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.