Ash Barty faz história e conquista Australian Open pela primeira vez

Ash Barty faz história e conquista Australian Open pela primeira vez

Por José Morgado - janeiro 29, 2022
barty-ausopen

Ashleigh Barty, número um do Mundo e invicta na temporada de 2022, fez história este sábado ao tornar-se na primeira tenista australiana desde Chris O’Neill, em 1978, a conquistar o Australian Open, maior torneio do seu país. A tenista de Brisbane, de 25 anos, é a primeira tenista do seu país a vencer o Happy Slam em singulares desde que a prova se mudou para Melbourne Park, em 1988.

Numa final de bom nível, que foi (de longe) o encontro mais complicado da quinzena para a líder WTA, Barty derrotou a norte-americana Danielle Collins, 30.ª WTA mas top 10 a partir de segunda-feira, por 6-3 e 7-6(2), num encontro resolvido em 1h27, em que deu a volta ao segundo set de forma incrível, depois de ter estado a perder por 5-1 e de ter visto a rival servir por duas ocasiões para ganhar o parcial.

Barty viu a sua rival atacar-lhe o segundo serviço e a direita (hoje mais vulnerável) como nenhuma outra tenista lhe havia feito em 2022, mas encontrou o seu melhor nível a tempo de resolver o encontro em dois sets, ainda que tenha sido testada como nunca!

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/tennis_gifs/status/1487370206783672322

Ash Barty conquista o seu terceiro título de Grand Slam, igualando entre as jogadoras em atividade a alemã Angelique Kerber. Fica a um de Naomi Osaka e Kim Clijsters.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt