As 7 maravilhas do cinema sobre ténis para ver durante a quarentena

As 7 maravilhas do cinema sobre ténis para ver durante a quarentena

Por Tiago Ferraz - março 16, 2020
borg-mcenroe

Numa altura em que grande parte do país está em quarentena devido ao coronavírus, importa reavivar a memória dos nossos leitores e, nesse sentido, o Bola Amarela foi à procura de elencar uma lista dos melhores filmes sobre ténis para animar um pouco esta fase em que somos “forçados” a ficar em casa numa altura em que a nossa paixão pela modalidade continua (ainda mais) presente.

  • WIMBLEDON – O ENCONTRO PERFEITO: Este filme conta a história de Peter Colt, um britânico sem grande sucesso no mundo do ténis que resolve terminar a carreira e recebe um wild card para jogar o seu último torneio de Wimbledon. Nesse torneio, Colt apaixona-se pela estrela mundial norte-americana Lizzie e durante toda a competição Colt passa por dificuldades, mas consegue sempre ultrapassá-las. O final? Terá que ver! Vale muito a pena!

encontro-perfeito

 

  • BORG VS MCENROE: Este filme é bem mais recente que o primeiro (2017) e conta a história verídica da enorme rivalidade entre o sueco Bjorn Borg e o norte-americano Jonh McEnroe. A história situa-se em 1980 e conta o caminho dos dois tenistas até à grande final bem como as diferenças de personalidade que retratam fielmente o que eram os dois: Borg era muito mais calculista e McEnroe era muito mais irrequieto. Borg ia à procura de um quinto título consecutivo na relva de Wimbledon. McEnroe queria voltar a ser feliz. Também é maravilhoso de se ver. Excelente filme.

borg-mcenroe

  • VENUS E SERENA: Este documentário norte-americano retrata a história das fantásticas irmãs Williams com testemunhos na primeira pessoa sobre os tempos difíceis que duas das melhores tenistas de sempre passaram por dificuldades a nível de saúde.

serena-venus

  • THE POINT: É um documentário que conta a história da tenista russa Maria Sharapova, que terminou a carreira há bem pouco tempo, no período em que passou por tempos difíceis devido à suspensão de que foi alvo depois de um controlo antidoping positivo.

the-point

  • GUERRA DOS SEXOS: O filme conta a história de um encontro de ténis entre Billie Jean King, número um mundial, e Bobby Riggs, numa batalha entre tenistas, de sexos opostos num filme que toca nos pontos menos falados na década de 70 como a desigualdade entre os homens e as mulheres no mundo do desporto. História verídica e incrível.

jean-riggs

  • SETE DIAS NO INFERNO: É um filme que conta a história (da ficção) do encontro mais longo do torneio de Wimbledon que durou cerca de sete dias e que será inspirada no verídico encontro de ténis entre John Isner e Nicolas Mahut, de 2010, que se tornou o mais longo de sempre da história da modalidade. Ainda assim, este filme é de caráter humorístico e será, quem sabe, uma sátira a esse encontro que conta ainda com participações de Serena Williams e John McEnroe.

seven-days-hell

  • ARTHUR ASHE: CITIZEN OF THE WORLD: É um documentário sobre a história de superação do antigo tenista Arthur Ashe numa vida e carreira que teve altos e baixos e que ficou marcada por episódios de racismo e HIV.

Arthur-Ashe

Agora já sabe: divirta-se com estes filmes ligados à modalidade que tanto gostamos e proteja-se contra o coronavírus.

 

 

 

 

 

 

Tiago Ferraz
Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.