Americano que luta contra o cancro é campeão 33ª edição do Seniors Internacional de Porto Alegre

Americano que luta contra o cancro é campeão 33ª edição do Seniors Internacional de Porto Alegre

Por José Morgado - novembro 30, 2018

O americano John Powless, de 86 anos, número 1 do mundo, conquistou, esta sexta-feira, o troféu da categoria 85 anos na 33ª edição do Seniors Internacional de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias, uma das maiores competições do Mundo entre veteranos e seniores e com a maior graduação em pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Ténis.

Powless, que vive dois dramas pessoais, um cancro do cólon e a inundação que destruiu sua academia que possui há 40 anos em Madison, em Winsconsin, nos Estados Unidos, marcou 6-2 no primeiro set e viu o brasileiro Nilo Moreira, nono do ranking, desistir na partida decisiva.

“Estou feliz pela conquista e amo estar aqui, ganhar o torneio ou não isso fica em segundo plano, eu vejo amigos, isso é o mais importante de tudo”, disse, citado pela assessoria de imprensa do evento, Powless que agora planeia jogar na Austrália, Califórnia, nos Estados Unidos, e voltar na temporada que vem aos torneios no Brasil: “Ainda estou a decidir, esse da Califórnia é no piso rápido, não é bom pois machuca muito as articulações, prefiro jogar na terra batida como aqui ou na relva”.

Powless volta aos Estados Unidos onde tem mais uma sessão de quimioterapia para tratar do cancro que possui há cerca de quatro anos e onde foi condenado pelos médicos a viver por mais 18 meses e que o ténis vem lhe ajudando a manter-se saudável. John terá no dia 9 no teatro de sua cidade o documentário chamado Gold Balls que será exibido para arrecadar fundos para a campanha de ajuda financeira para reconstruir sua academia que em agosto foi inundada por fortes chuvas e destruída. O prejuízo ronda em torno de meio milhão de dólares e a seguradora não pagou. Até o momento foram arrecadados cerca de 35 mil e esse evento, que pode ter até a presença do duplista entre os melhores do Mundo, Rajeev Ram, deve render perto de 15 mil. O restante dinheiro Powless conseguiu por um empréstimo bancário onde pagará em 20 anos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt