Alcaraz recusa favoritismo no saibro: "Vou com as expectativas mais baixas possíveis"

Alcaraz recusa favoritismo no saibro: “Vou com as expectativas mais baixas possíveis”

Por Nuno Chaves - abril 14, 2025
Alcaraz

Carlos Alcaraz não quer saber de descanso e já estreia nesta terça-feira (15) no ATP 500 de Barcelona, apenas dois dias após conquistar o título em Monte Carlo. Depois de um mês abaixo do esperado, o espanhol busca dar sequência ao bom momento. Na prévia do torneio catalão, demonstrou confiança, mas também tranquilidade para não se deixar levar por pressões externas.

EXPECTATIVAS DO PÚBLICO

Suponho que as pessoas querem que eu vença todos os jogos sem perder sets. O nível de exigência é alto, mesmo reconhecendo que alguns resultados, tanto para mim quanto para os outros, não foram os esperados. Já estamos aqui há quatro anos e aprendi muita coisa — agora, dou importância ao que realmente importa. Algumas derrotas podem parecer decepcionantes para muitos, mas para mim nenhuma é. Todas trazem aprendizado. O negócio é seguir em frente. Falar é fácil — e de graça — especialmente quando alguém cria expectativas e elas não se cumprem.

VIRADAS EM MONTE CARLO

Adoraria vencer todos os jogos em sets diretos, mas os primeiros torneios em cada tipo de piso são sempre mais complicados. Em Monte Carlo, fui evoluindo aos poucos. Na final, estava mais nervoso, mas fui melhorando dia após dia. Em algumas partidas, comecei mais tenso, mas gradualmente fui aumentando meu nível até terminar jogando bem. Fisicamente, isso não é o ideal — disputar três sets o tempo todo desgasta — mas também ajuda a ganhar experiência nesse tipo de superfície.

FAVORITOS NO SAIBRO?

Ganhei muita confiança em Monte Carlo. Não esperava conquistar o título, só queria ganhar ritmo e tempo em quadra, mas vencer muda tudo. Favorito no saibro? Hoje, há muitos jogadores capazes de vencer qualquer torneio. Diria que agora existem seis ou sete com chances reais. Não quero me colocar como favorito. Vou com as expectativas no mínimo possível. O que importa pra mim é o essencial: aproveitar. Se perder, perdi. Se ganhar, ganhei. Mas, além disso, não quero carregar mais expectativas.

Leia também:

– Carlos Alcaraz elogia João Fonseca: “O seu tênis é incrível”
– Chuva adia estreias de Thiago Wild e Thiago Monteiro no Challenger de Oeiras
– Thiago Monteiro destaca evolução e revela calendário de torneios para abril e maio

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.