A 28.ª líder do ranking WTA: veja a evolução incrível de Swiatek rumo ao topo do Mundo

A 28.ª líder do ranking WTA: veja a evolução incrível de Swiatek rumo ao topo do Mundo

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 26, 2022

Iga Swiatek é a nova número um do Mundo. A aproveitar o abrupto final de carreira de Ashleigh Barty, a jovem de 20 anos não tremeu perante a oportunidade de uma vida e tornou-se na melhor jogadora do planeta, tornando-se na 28.ª da história a ocupar essa posição, a primeira do seu país. Um dia que Iga nunca mais vai esquecer, especialmente tendo em conta o percurso rápido e extraordinário que esta jovem talentosa tem trilhado.

Há sensivelmente quatro anos, Swiatek estava a entrar no… top 500. Um ano depois, furava o top 100 pela primeira vez na carreira. Apenas quatro meses volvidos, lá estava ela entre as 50 melhores, já a começar a ameaçar ter uma carreira de sucesso. Em outubro de 2020, após conquistar Roland Garros de forma surpreendente, saltou para o top 20, enquanto o top 10 abriu-lhe as portas em maio de 2021. O top 5 chegou em setembro do ano passado, ao passo que em abril de 2022, fechando esse ciclo de quatro anos, a subida fica completa: será a número um do Mundo.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/teamigaswiatek/status/1507513478629756928

A quem é que se junta Iga Swiatek? A uma série de lendas. E a polaca pode orgulhar-se de pertencer a um grupo de luxo que conta com Chris Evert, Evonne Goolagong Cawley, Martina Navratilova, Tracy Austin, Steffi Graf, Monica Seles, Arantxa Sanchez Vicario, Martina Hingis, Lindsay Davenport, Jennifer Capriati, Venus Williams, Serena Williams, Kim Clijsters, Justine Henin, Amelie Mauresmo, Maria Sharapova, Ana Ivanovic, Jelena Jankovic, Dinara Safina, Caroline Wozniacki, Victoria Azarenka, Angelique Kerber, Karolina Pliskova, Garbiñe Muguruza, Simona Halep, Naomi Osaka Ashleigh Barty. O trono agora é 1ga.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/BenRothenberg/status/1507513934965841923

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt