Sofia Kenin conquista o seu primeiro Grand Slam no Australian Open

Sofia Kenin conquista o seu primeiro Grand Slam no Australian Open

Por José Morgado - fevereiro 1, 2020
Kenin
MELBOURNE, AUSTRALIA – FEBRUARY 01: Sofia Kenin of the United States poses with the Daphne Akhurst Memorial Cup after winning her Women’s Singles Final match against Garbine Muguruza of Spain on day thirteen of the 2020 Australian Open at Melbourne Park on February 01, 2020 in Melbourne, Australia. (Photo by Daniel Pockett/Getty Images)

Sofia Kenin, de 21 anos e (ainda) no 15.º posto do ranking mundial, entrou este sábado para a história do ténis ao estrear-se na galeria de campeãs em torneios de Grand Slam com a conquista da edição de 2020 do Australian Open, em Melbourne.

Numa final equilibrada e de qualidade, a norte-americana derrotou a espanhola Garbiñe Muguruza, antiga número um mundial e detentora de dois títulos de Grand Slam — Roland Garros 2016 e Wimbledon 2017 — por 4-6, 6-2 e 6-2, num encontro em que fez toda a diferença nos momentos importantes, ao aproveitar 5 dos 6 pontos de break de que dispôs. Muguruza? 2… de 12!

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AustralianOpen/status/1223558921740333057

Mais sólida, mais dura mentalmente e agarrando-se a todos os pontos — especialmente os importantes — Kenin mostrou um enorme estofo de campeã na sua primeira final em torneios de Grand Slam, fechando uma semana de sonho, que já tinha incluído um triunfo nas meias-finais diante de Ashleigh Barty, número um mundial.

Kenin, a mais jovem campeã do Australian Open desde Maria Sharapova em 2008 (com 20 anos), vai subir do 15.º para o sétimo posto do ranking mundial, ultrapassando Serena Williams no posto de número um dos Estados Unidos. Muguruza, que entrou em Melbourne fora do lote de cabeças-de-série, vai voltar ao top 20 WTA.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt